Consulte o acervo da Revista Pellegrino utilizando a busca.

ESPELHO, ESPELHO MEU

Could not connect to Mailchimp

ESPELHO, ESPELHO MEU

26/04/2016

Com a tela do smartphone reproduzida na tela do aparelho multimídia no painel do carro, maior comodidade, segurança e adeus multas de trânsito

 

Por Paulo Carneiro

A vertiginosa evolução do telefone celular levou a uma também acelerada mudança nos hábitos e costumes dos brasileiros, seja no trabalho, seja nas ruas ou na correria do trânsito, apesar do risco de acidentes e das penalidades previstas na lei. Para tranquilidade do motorista, os smartphones conectáveis à internet e dotados de bluetooth, com conexão sem fio, vieram para ampliar a segurança e reduzir as possibilidades de multa, sem necessidade de disfarces ou malabarismos. Em outras palavras, aquela cena do motorista de cabeça inclinada sobre o ombro para prender o telefone virou coisa do passado, já que é possível manter o aparelho no colo, mesmo sob o olhar atento do guarda da esquina. Só que agora a tecnologia dá mais um passo à frente com o lançamento do True Mirroring, ou Espelhamento Verdadeiro, um recurso que permite ao usuário visualizar a tela do celular no visor do seu multimídia exatamente como ela é.

“Com essa inovação, basta plugar o cabo HDMI/MHL e ter toda a praticidade do smartphone no Kenwood do seu carro, até mesmo controlando alguns APPs diretamente na tela”, afirma Ricardo Oliveira Silva, gerente de marketing da JVC Kenwood do Brasil, pioneira no oferecimento da tecnologia no país. Segundo ele, o True Mirroring facilita “enormemente” a vida do motorista na hora de trocar mensagens de texto pelo WhatsApp ou SMS, checar o que se passa na linha do tempo do Facebook, as postagens do Twitter ou ainda usar o smartphone como navegador, por meio de aplicativos como o Waze. Para Ricardo, esse novo salto tecnológico possibilita que 100% dos recursos do celular sejam controlados pelo touch screen da tela do multimídia. “Atualmente, alguns produtos permitem que a tela do celular seja clonada na do multimídia, mas até agora nenhum deles permitia a operação do próprio celular direto na tela.” O especialista explica ainda que com o True Mirroring o motorista pode operar o celular utilizando, simultaneamente, conexões bluetooth e por cabo. “A operação é simples”, diz Ricardo. “O bluetooth opera o touch screen, enquanto o cabo transmite o espelhamento e o áudio com a qualidade e a nitidez HDMI.” Ele esclarece, no entanto, que o aparelho precisa ter tecnologia MHL (Mobile High Definition Link) e alerta que o cabo não acompanha o produto.

 

Praticidade e a segurança

“As principais vantagens em instalar o True Mirroring são a praticidade e a segurança, pois é muito mais fácil clicar ou digitar na tela do multimídia, que está posicionada em um local mais favorável.” Ainda de acordo com o especialista, o usuário precisa instalar o aplicativo Kenwood Smartphone Control ou JVC Smartphone Control nos smartphones de plataforma Android para que seja possível utilizar o True Morroing. “Também devem ser utilizados os adaptadores e cabos específicos de cada marca e modelo do smartphone”, acrescenta. “A conexão via cabo permite que o smartphone seja carregado ao mesmo tempo em que transmite a imagem para a tela do multimídia, o que garante que a bateria não acabe no meio de uma viagem, quando estiver sendo utilizado um aplicativo de navegação.”

Ele ressalta ainda que a tecnologia utilizada nos aparelhos é compatível tanto com iOS quanto com Android, de forma que os aplicativos podem ser baixados gratuitamente na loja Google Play. Ele observa, entretanto, que, no caso do iOS, apenas alguns aplicativos aceitarão o comando pelo touch screen, entre eles o Waze. “Caso o modelo de smartphone não suporte a tecnologia MHL, os aplicativos poderão ser visualizados na tela do multimídia, mas só poderão ser operados a partir do celular, o que recebe o nome de espelhamento simples.” De acordo com Ricardo, os modelos que permitem esse tipo de espelhamento são os Kenwood DDX7015BT, DDX715WBT, DNX5710BT, DNX7710BT, DNN9150BT e JVC KW-V31BT.
 

DNN9150BT


Também o empresário Thiago Banharelli, da SmartGarage, em São Paulo (SP), afirma que o equipamento é de fundamental importância para o motorista no dia a dia, ao considerar que o celular está presente em todas as ocasiões. “É muito mais confortável e seguro visualizar a tela do smartphone no multimídia, sem contar a praticidade representada pelo Waze.” Além dessas vantagens, Thiago lembra que o usuário terá também à disposição todas as suas músicas preferidas a partir de um simples comando. “O consumidor já percebeu que vale a pena”, afirma o empresário. “A procura tem sido sempre crescente desde que começamos a instalar o produto.” Segundo ele, a aplicação é fácil, mas deve ser feita por profissionais qualificados.

 

SAIBA MAIS

 

JVCKENWOOD

0800-7717270

www.kenwood.com/br

http://www.jvc.net/br

 

THIAGO BANHARELLI (SMART GARAGE)

(11) 2609-2346, 94222-3473

thiago@smartgarage.com.br