Consulte o acervo da Revista Pellegrino utilizando a busca.

MULHER DE NEGÓCIOS –E ATITUDES

Could not connect to Mailchimp

MULHER DE NEGÓCIOS –E ATITUDES

26/04/2016

Proprietária da Equipar Autopeças se dedica à promoção da saúde e apoio à população menos favorecida de Cianorte, no Paraná

 

Por Regina Ramoska
 

O apoio às mulheres, particularmente as de baixa renda, é uma das atividades do Conselho da Mulher Empresária da Associação Comercial e Empresarial de Cianorte (PR). Entre as ações estão palestras sobre câncer de mama, de esclarecimento sobre doenças sexualmente transmitíveis, arrecadação de alimentos para distribuição nas comunidades mais pobres e por aí vai. Silvana Aparecida de Souza, proprietária da Equipar Autopeças, faz parte desse time do bem. Embora seja diretora financeira da entidade, não hesita em arregaçar as mangas e ir a campo para ajudar quem precisa, inspirando outras pessoas com sua garra e determinação: a empresária teve de dar duro para provar sua capacidade quando assumiu a Equipar, há 25 anos, enfrentando um desconfiado mercado majoritariamente masculino.

Não que experiência lhe faltasse: Silvana já havia trabalhado em concessionária e por muitos anos foi vendedora na loja de autopeças do marido. Em 1998, quando o sócio decidiu mudar de área, o casal vislumbrou a oportunidade de comprar sua parte e ampliar o negócio, ainda que para isso tivesse de tomar a difícil decisão de vender a casa. Deu certo: em pouco tempo, não só a Equipar ia de vento em popa, como eles já tinham mais uma empresa e uma transportadora.

 

De atendente a proprietária

Com o divórcio em 2009, Silvana passou de atendente a proprietária, assumindo integralmente a Equipar. Determinada, decidiu transformar a empresa em referência no norte do Paraná: fez cursos e investiu em mão de obra, capacitando os colaboradores, ampliou a atuação da loja, informatizou e mudou o sistema de trabalho. Hoje, a empresa se destaca no segmento de acessórios, auto elétrica, mecânica e injeção eletrônica, sendo credenciada pela Bosch Service e atendendo não apenas o público de Cianorte, mas de todo o entorno.

Em 2015, essa trajetória de sucesso colocou Silvana entre as finalistas do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, que identifica e reconhece mulheres empreendedoras de todo o país. A empresária foi uma das quatro finalistas do Paraná, concorrendo com 1.309 participantes, e o resultado não só aumentou a visibilidade da Equipar –injetou ainda mais gás nessa profissional que, a cada dia, prova que autopeças é, sim, assunto de mulher.