Consulte o acervo da Revista Pellegrino utilizando a busca.

VISCONDE - LÍDER EM RADIADORES NA REPOSIÇÃO PLANEJA EXPANDIR NEGÓCIOS NO PAÍS

Could not connect to Mailchimp

VISCONDE - LÍDER EM RADIADORES NA REPOSIÇÃO PLANEJA EXPANDIR NEGÓCIOS NO PAÍS

26/04/2016

Líder na reposição, com 50% do mercado, a empresa do grupo Modine deve continuar crescendo em 2016, afirma o diretor Comercial de Reposição, Renato Vilches


Por Paulo Carneiro

REVISTA PELLEGRINO Em que medida o atual cenário político e econômico altera a rotina dos negócios?

RENATO VILCHES Todas essas mudanças no cenário econômico e principalmente político alteram completamente a rotina dos negócios. É fundamental revisar os conceitos de abordagem ao mercado e aos clientes para obtermos resultados diferentes daqueles que vínhamos conquistando. A Modine participa dos mercados de montadoras e de reposição e cada um deles sentiu de forma diferente. No segmento de montadoras, não há muito que fazer em termos de mercado, pois é o cliente que estabelece sua demanda. Para o mercado de reposição, existem alguns elementos que podemos rapidamente alterar, a fim de promover mudanças no comportamento da empresa, frente ao mercado instável. A valorização da marca, por exemplo, que é embalada pela confiança do cliente formador de opinião, seja através do bom atendimento, rico portfólio de produto, reconhecimento de qualidade etc., são fatores que pesam como diferenciais, especialmente neste cenário atual.

 

RP Quais foram os resultados obtidos em 2015 e quais são as expectativas para este ano?

VILCHES Para o ano de 2016, a Modine prevê um discreto crescimento, apesar de todas as adversidades, como o aumento do desemprego, queda acentuada da confiança do consumidor e as incertezas trazidas ao dia a dia do cenário político que vivemos. A Modine teve uma forte queda em vendas no mercado de montadoras no ano de 2015, mesmo com a conquista de novos clientes e produtos. No segmento de reposição, conseguimos manter o crescimento em razão do grande índice de vendas de carros novos nos últimos anos.

 

RP A Visconde é líder na produção e fornecimento de radiadores. Qual é a sua participação no mercado brasileiro de reposição e qual a estratégia para manter essa liderança?

VILCHES A Visconde tem o DNA da reposição. Hoje, entendemos que temos por volta de 45% a 50% do mercado de reposição, e a nossa principal estratégia para continuar a crescer é dar sequência ao trabalho desenvolvido, com plantas de todas as tecnologias no segmento de troca térmica, dedicadas ao mercado de reposição. Portanto, se o mercado de montadora ou de exportação é mais favorável, não significa que deixamos de atender bem o mercado de reposição, pois temos equipamentos, equipes e liderança voltada exclusivamente ao aftermarket.

 

RP A expansão na América do Sul foi uma das metas fixadas pela Modine. Qual é a atual posição da Visconde no continente e quais são os planos para o futuro?

VILCHES A Modine é sem dúvida um grande fabricante de radiadores e de sistemas de troca térmica na América do Sul. É uma do Top 3 do mercado com foco na expansão dos nossos negócios através do Brasil. Exportamos para mais de 25 países e ainda assim conseguimos atender bem este mercado através da planta atual.

 

RP Os últimos anos foram marcados por uma expansão no número de marcas e modelos no mercado automotivo. Qual é a arma utilizada para acompanhar essas mudanças?

VILCHES A Visconde, como marca reconhecida de aftermarket, está sempre muito próxima dos lançamentos de novos modelos e mesmo lançamentos de novas fábricas. É muito difícil ter todos os modelos disponíveis em nossas prateleiras, mas buscamos exatamente este objetivo. A Modine não se intimida quando o assunto é investimentos em novos modelos e principalmente novas tecnologias.

 

RP Na mesma linha, de que forma a empresa se prepara para enfrentar a concorrência, notadamente dos chineses?

VILCHES A Visconde já convive com este cenário há muitos anos. Damos total foco à disponibilidade de produtos e modelos, em condições de igual competitividade. É importante ressaltar que a Modine também possui plantas na China e na Índia, somente para mencionar alguns países de baixo custo. Portanto, temos pleno conhecimento da relação qualidade e preço. Não há mágica quando disponibilizamos produtos de qualidade assegurada ao mercado em qualquer parte do mundo.

 

RP A Modine tem como lema a inovação e o aprimoramento permanente. Como se dá essa interface entre o mercado e as pesquisas de laboratório?

VILCHES A Modine se orgulha de poder oferecer ao mercado tudo o que conquistou e desenvolveu nos últimos 100 anos. A despeito de toda retração de mercado derivado da instabilidade econômica e política, investiu, no ano passado, aproximadamente R$ 10 milhões em uma máquina de tubo para radiadores em alumínio de última geração.

 

RP O relacionamento com os clientes sempre foi colocado com destaque pela Visconde. Como é feito esse diálogo e de que forma os distribuidores também colaboram na troca de informações?

VILCHES O mercado de reposição é muito sensível ao bom relacionamento. O diálogo mantido com nossos clientes sempre foi muito saudável e o mais claro possível. Entendo que uma das boas características que temos é ouvir as necessidades do cliente e adaptar à nossa realidade. Existe uma constante customização dos nossos produtos e processos, a fim de tornar a empresa mais próxima do mercado e principalmente de seus clientes.

 

RP Quais são os maiores desafios e conquistas da Visconde neste ano em que completa meio século de existência?

VILCHES Uma grande conquista da Visconde ao longo de seus 50 anos foi entender os momentos diferentes do mercado de radiadores no Brasil e superar as expectativas do mesmo. A Visconde sempre colocou seus clientes e mercados em primeiro plano, tendo foco no atendimento, e assim se tornando um exemplo a ser seguido. Tanto que há 18 anos a Visconde está junto com a Modine, que é uma das líderes mundiais em tecnologia de troca térmica e completa 100 anos de existência. Juntas, Visconde e Modine vêm surpreendendo o mercado com lançamentos e tecnologias de ponta e inovando em seu parque industrial, obtendo conquistas importantes, como a manutenção da liderança no fornecimento de radiadores para o mercado de reposição. Disponibilizamos para o mercado o maior e mais completo portfólio de produtos, com mais de 500 diferentes modelos, somente na linha leve. Os desafios são enormes no curto e médio prazo, onde a gestão com responsabilidade e o foco na eficiência serão a ponte que nos levarão ao novo Brasil que, acreditamos, será muito melhor após as mudanças necessárias. Porém, a Visconde mantém seu otimismo em alta e acreditamos que, além de continuar fabricando radiadores com alto padrão de qualidade e atualizando sistematicamente sua gama de produtos, um dos principais pilares para a manutenção da liderança está em fortalecer cada vez mais a ótima parceria que temos com toda nossa rede de clientes.

 

RAIO-X RADIADORES VISCONDE

Produtos: radiadores para veículos nacionais e importados, entre outros

Faturamento no Brasil (2015): R$ 277 milhões

Faturamento global (2015): US$ 1,496 bilhão

Colaboradores: 6.900 no mundo e 670 no Brasil

Operações: 28 fábricas em 14 países; planta em Guarulhos (SP)

Mais informações:

www.radiadoresvisconde.com.br