Consulte o acervo da Revista Pellegrino utilizando a busca.

2 DIN

2 DIN

16/05/2017

As funcionalidades podem ser as mesmas dos modelos 1 DIN, mas o formato mais amplo, com 10 cm de altura, faz toda a diferença

 

Por Paulo Carneiro

 

A busca pelo som perfeito leva o motorista brasileiro a ficar de olho no mercado e a incluir os lançamentos na lista de prioridades sem perda de tempo. Nessa saudável corrida, uma das inovações que vêm mexendo com a imaginação de muita gente é a moldura 2 DIN por representar um avanço em relação à 1 DIN. Especialistas ouvidos pela Revista Pellegrino esclarecem, no entanto, que em ambos os casos os aparelhos podem ter as mesmas funcionalidades, diferenciando-se apenas pelo formato e variedade de recursos.

Tanto os aparelhos 1 DIN quanto os 2 DIN têm cerca de 18 cm de largura. A diferença está na altura: 5 cm para 1 DIN e 10 cm para 2 DIN.

Segundo o gerente de Aftermarket da Pósitron, Alexandre Jordão, uma das vantagens da 2 DIN está no acabamento, uma vez que ele permite uma integração perfeita ao painel, complementando a estética. “Mas o modelo 1 DIN, que oferecemos em nossa linha de produtos, também pode ser instalado sem nenhuma perda de função”, ressalta, ao acrescentar que a Pósitron oferece 12 modelos de alta qualidade, entre 2 DIN e 1 DIN, que se encaixam em todos os veículos. “Em sua grande maioria, os veículos mais novos já possuem espaço no painel para a instalação de produtos 2 DIN, seja com encaixe direto ou através de molduras específicas para adaptação.”

De acordo com Jordão, a procura pelo 2 DIN está em alta no momento devido às novas funções e tecnologias, como a integração com smartphones, TV Digital, facilidade para exibição de filmes e maior conectividade. “Além disso, esses modelos vêm sendo vendidos a preços bem mais competitivos atualmente em comparação ao que ocorria anos atrás.”
 


Central multimídia AVIC-F80TV, da Pioneer, com tela de 7"
 


Jordão recomenda que a instalação seja feita em lojas de acessórios de confiança, com profissionais treinados e equipamentos que garantam um trabalho perfeito. “A fiação que alimenta os alto-falantes precisa estar em bom estado e as antenas de TV Digital e GPS devem ficar em locais onde possam captar o sinal com facilidade. Além disso, vale lembrar que alguns produtos possuem interface com os comandos de volante originais do veículo, ou seja, como qualquer outro produto eletrônico, as centrais multimídia merecem a atenção de mão de obra especializada.” Do ponto de vista prático, o técnico da Pósitron recomenda a instalação de produtos de qualidade já aprovada no mercado. “Somos homologados pelas principais montadoras do país, possuímos certificados de qualidade específicos da área automotiva, tanto no que se refere ao desenvolvimento como à produção”, diz. “Os produtos Pósitron têm dois anos de garantia e contam com uma das maiores redes de assistência técnica, espalhada por todo o território nacional.”

 

Melhor acabamento

Também o gerente nacional de Vendas da Pioneer, Adriano Valério, afirma que 2 DIN e 1 DIN podem reunir as mesmas características técnicas. “As diferenças fundamentais entre ambos são a estética, pois geralmente os modelos 2 DIN ficam totalmente encaixados no painel do veículo e dão melhor acabamento; o menor nível de ruído, pois o fato de não ter um mecanismo para abertura e fechamento da tela torna o produto menos suscetível a falhas; e o preço, pois em geral o 2 DIN pode ser um pouco mais barato que modelos similares 1DIN por terem uma construção mais simples.” O gerente da Pioneer acredita, porém, que a preocupação com a estética acaba sendo a principal razão pela qual o 2 DIN está ganhando o coração do brasileiro. “Os consumidores estão querendo produtos que não mudem a originalidade dos painéis e se tornem peças totalmente integradas ao desenho do veículo. Desta forma, os modelos 2-DIN surgem como uma excelente opção.”

Segundo Valério, os veículos mais novos já possuem espaços em seus painéis para este tipo de produto, embora o consumidor nem sempre saiba disso, já que os formatos das faces dos aparelhos originais não revelam essa possibilidade. “A adaptação tem se tornado cada vez mais simples, na medida em que existem no mercado os kits e molduras específicas para vários tipos de veículos.”

De acordo com o gerente, o ideal é que a instalação seja feita em lojas especializadas a fim de evitar procedimentos incorretos, como cortes indevidos na fiação, que podem acarretar falhas no veículo. Ele recomenda ainda que o consumidor escolha sempre marcas de qualidade comprovada ao comprar o equipamento de sua preferência. “Passamos muito tempo nos veículos hoje em dia, por isso é importante ter um aparelho que funcione bem, que tenha recursos e seja fácil de operar. Além disso, ter uma marca consolidada e com uma rede de assistência técnica espalhada por todo o país deixa o consumidor mais seguro em caso de eventuais problemas.”

 

SAIBA MAIS

PÓSITRON

0800 7751400

www.positron.com.br

PIONEER

0800 6005725

www.pioneer.com.br