Consulte o acervo da Revista Pellegrino utilizando a busca.

“Poderosa dobradinha Spicer e Albarus traz valor diferenciado”

“Poderosa dobradinha Spicer e Albarus traz valor diferenciado”

26/09/2018

 

De acordo com o diretor de Vendas para o Aftermarket da Dana, Carlos Dourado, o meio encontrado pela empresa para encarar o quadro recessivo é ampliar a oferta de opções ao mercado

 

Por Paulo Carneiro


 

REVISTA PELLEGRINO Desde o ano passado, a empresa retomou todas as suas atividades no aftermarket, criando um sistema de venda direta aos distribuidores. Em que medida as metas de crescimento na reposição automotiva já foram alcançadas?

CARLOS DOURADO Temos plena confiança que nossa nova proposta para o mercado de reposição traz vantagens estratégicas para os nossos parceiros. É um mercado bastante competitivo, mas não temos dúvida de que nossa proposta é diferenciada e fortalecida por planos de curto, médio e longo prazo −crescendo o portfólio de soluções para nossos clientes, fortalecidos por marcas fortes como Spicer, Victor Reinz e Albarus− e assim agregar valor para os nossos negócios ao agregar valor para os negócios de nossos clientes e parceiros. É um projeto de longo prazo, que já traz resultados positivos para todos.


 

RP As mudanças acontecem no momento em que o país ainda atravessa um ciclo recessivo. É possível alcançar um ritmo de vendas mais acelerado, no aftermarket, em comparação ao crescimento orgânico do mercado?

DOURADO Há alguns anos buscamos uma estratégia de diversificação do nosso modelo de negócios, e o mercado de reposição desempenha papel importante nesse plano, em conjunto com as exportações bem como o mercado de veículos originais. Nossa poderosa dobradinha Spicer e Albarus traz valor diferenciado para os nossos clientes, que têm mais opções para melhor atender aos seus clientes, contando com a chancela poderosa de uma empresa com o tamanho, seriedade e tradição da Dana, que há mais de 70 anos vem investindo no Brasil.


 

RP Como funcionam os Centros de Distribuição? Qual é o papel reservado aos distribuidores e representantes comerciais, que atuam em todo o país?

DOURADO O Centro de Distribuição recebe nossos componentes de nossas diversas operações e faz a entrega para nossos clientes do mercado brasileiro e na América do Sul. Como parte importante da nossa estratégia de foco renovado, no mercado de reposição, a partir de 2017 os nossos mais de 10 parceiros e representantes nacionais nos ajudam a capilarizar nossos contatos e fortalecer a nossa proximidade com os clientes. Veja, em um país com a dimensão e diversidade do Brasil, temos plena consciência da importância e da força que ganhamos ao ter parceiros de alto nível como estes, reconhecidos no mercado.

Nossos produtos são técnicos, exigem conhecimento e disponibilidade, por isso o profissional tem que gostar do assunto, tem que ter graxa no sangue, gostar de vender e gostar de ajudar as pessoas. Poder contar com esses talentos fez e faz toda diferença.


 

RP A Dana é referência mundial na fabricação de cardans, cruzetas, diferenciais, juntas homocinéticas e outros componentes de suspensão e transmissão. Quais são os cuidados adotados para a conservação desse conceito de qualidade e segurança?

DOURADO Levamos muito a sério a reputação de nossas marcas e da empresa. Nossos valores são fortalecidos pela dedicação de nossos colaboradores. O compromisso de fazer as coisas certas, de sempre fazer o melhor, gera um ciclo de excelência, essa busca incansável pela melhoria contínua. Qualidade e resultados são consequência disto e nossa longevidade atesta este fundamento, inspirando nosso presente e iluminando nosso futuro.


 

RP A empresa voltou a trabalhar com a Spicer no varejo, recentemente, depois de um intervalo de ausência. Qual é o posicionamento da marca e quais são os planos de expansão?

DOURADO Na realidade, a marca Spicer nunca deixou de ser Dana. Muito pelo contrário, ela está associada à própria fundação da Dana em 1903 e foi responsável pelo surgimento da marca Albarus no Brasil. Contudo, em 2017 retomamos nossa atuação direta no relacionamento com o mercado, fazendo a venda, promoção e suporte ao mercado de reposição brasileiro. Somado a isso temos um foco ampliado para a marca, que passa a oferecer também uma ampla e crescente linha de produtos de suspensão, com atributos diferenciados que uma marca poderosa como a Spicer traz. Spicer é força, Spicer nos faz mais fortes.


 

RP Em que consistem os testes de fadiga a que são submetidas as cruzetas Spicer? Quais são os diferenciais do componente?

Dourado É aqui que podemos ver o que significa dizer que Spicer é original. Para ser fornecedor das montadoras ao redor do mundo, nossos produtos precisam atender aos rígidos padrões de qualidade exigidos por esses clientes. Só uma empresa que atende a esses requisitos traz capacidades importantes e estratégicas para os seus negócios no aftermarket. Ou seja, esse conhecimento e essa capacidade não se restringem aos produtos oferecidos para as montadoras, mas também estão presentes nos produtos de reposição. Voltando à sua pergunta, um exemplo disso são os testes de fadiga ou de durabilidade a que nossos produtos são submetidos. Não raro, nossos produtos excedem os altos índices de durabilidade demandados por nossos clientes, durando mais e não deixando os veículos parados à toa. Não por acaso, nossa missão é “Mover o que Importa”. Mais que uma frase forte, ela manifesta o importante papel dos nossos produtos nos veículos, para que eles possam cumprir a sua missão, transportar carga e pessoas, com segurança e confiabilidade.


 

RP A Dana marcou presença na Autopar deste ano, em Pinhais, no Paraná, com um estande amplo e bastante movimentado. Quais foram os lançamentos que mais se destacaram?

DOURADO É verdade. Neste ano de 2018 damos continuidade ao nosso foco renovado na reposição, e estar presentes nas feiras regionais é parte de nossa estratégia, com proximidade dos clientes e aplicadores. Seguimos crescendo nosso portfólio de produtos, e o relançamento da marca Albarus é o elemento de destaque, com a linha de juntas homocinéticas, cubos de roda e cruzetas, ampliando nosso pacote que ajuda os nossos clientes. E para os aficionados pelo automobilismo, reforçamos também, nesse evento citado, o lançamento de Eixo Dana 44 (www.dana44.com.br), para os amantes do Opala, Maverick, lançado em comemoração ao aniversário dos 70 anos da Dana no Brasil. São vantagens que o aval poderoso da Dana traz. Temos plena confiança de que o nosso mote “É Dana? Então manda” agrega valor para os negócios de todos nossos parceiros. É bom fazer negócios com a Dana e fazer negócios com a Dana é bom para os seus negócios.


 

RP Como é o relacionamento com o aplicador e o varejista? Como funcionam os programas de treinamento?

DOURADO Em 2018, iniciamos um importante programa de unidades móveis que traz capilaridade e amplia nossa presença, nos aproximando dos clientes e ajudando a passar mensagens de produto e informações técnicas, ajudando a solucionar dúvidas e capacitando a todos. Isso, somado aos conteú­dos técnicos disponíveis no site spicer.com.br e nosso canal SpicerBrasil no YouTube, com vídeos de instalação e manutenção de produtos e nossa série de manuais e almanaques informativos, criamos uma rede crescente de capacitação que fortalece o conhecimento e reforça a proposta de valor de nossas marcas.


RAIO-X DANA


 

Presente no Brasil há mais de 70 anos, a empresa foi fundada nos Estados Unidos em 1904 pelo então estudante de engenharia Clarence Spicer, inventor do inovador projeto da primeira junta universal capaz de impulsionar um automóvel. Entre suas marcas estão Spicer e Albarus.

Produtos: cardans, diferenciais, juntas homocinéticas, cruzetas, cubos de roda, itens de suspensão e direção, colunas de direção, entre outros

Operações: em 33 países e 6 continentes. No Brasil, tem operações em Gravataí (RS), Campinas, Diadema, Jundiaí, Limeira e Sorocaba (SP)

Colaboradores: 30.000 pessoas, 5.000 das quais na América do Sul

Mais informações: www.dana.com.br