php shell hacklink php shell seo instagram takipçi satın al php shell

Disciplina operacional | Pellegrino - Conte com nossa gente

Disciplina operacional

Disciplina operacional

15/10/2020

Fazer as coisas certas todos os dias, o dia inteiro

Por Rosiane Moro

 

Em 2002, depois de sofrer 11 derrotas consecutivas na MLB, sigla para Liga Principal de Beisebol, nos Estados Unidos, o time Oakland Athletics era a zebra do campeonato. Mas, mesmo com uma equipe mediana, com os menores salários da liga, virou literalmente o jogo e bateu o recorde do esporte em mais de 100 anos, atropelando os adversários em 20 partidas seguidas. A história, narrada no filme “Moneyball” (“O homem que mudou o jogo”, no Brasil), de 2011, é uma verdadeira aula de gestão. O treinador Billy Beane (interpretado por Brad Pitt), se valeu de análises de dados de performance para formar um time campeão – as estatísticas balizaram não só a contratação de jogadores, que individualmente tinham características interessantes, mas não excepcionais, como também o mapeamento dos pontos fortes e fracos dos adversários para a definição das estratégias das partidas.

A mesma tática de sucesso vale para o mundo corporativo – são raras as empresas que têm um elenco só de craques. Mas, como mostra o filme, com padrões, liderança, foco, treinamento e somando o melhor de cada colaborador, é possível alcançar resultados surpreendentes. Essa é a premissa da chamada Disciplina Operacional (DO), que consiste em seguir procedimentos, regras, instruções e critérios de trabalho para atingir as metas do planejamento estratégico. Ou seja, todo mundo sabe exatamente o que e como fazer, o que resulta em consistência de ações. Em qualquer disputa esportiva, o objetivo é vencer, certo? A vitória, porém, só virá se o grupo jogar como o combinado, mantendo foco na conquista.

 

Vale para todo mundo

Segundo a consultora em desenvolvimento organizacional Monica Oliveira, a Disciplina Operacional pode ser aplicada em empresas de qualquer porte e segmento, e consiste, basicamente, na implantação e sistematização de processos. É fundamental que eles sejam descritos pela liderança ou por quem domine a área para que os envolvidos se apropriem dos fluxos. “Essa estrutura de documentação faz com que o conhecimento não fique nas mãos de uma pessoa só”, frisa, lembrando a importância da revisão periódica dos documentos. Ter um passo a passo de problemas que possam vir a ocorrer em situações específicas – a garantia de uma peça, por exemplo – padroniza as atividades da empresa e evita dores de cabeça.

Monica ressalta que treinamentos periódicos e bem fundamentados devem fazer parte da rotina e que as descrições das ações não devem ficar apenas no computador, mas expostas em locais de fácil acesso, como a área do café.

 

Foco

O gerente regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste da Pellegrino, Adelmo Borges, ressalta que a Disciplina Operacional contribui para minimizar os desvios-padrão e trazer a equipe para o centro das metas. “A execução diária e correta das ações garante nossos bons resultados. E, com a sistematização, é mais fácil manter o foco, evitando desgastes desnecessários”, destaca. Faz sentido: o cérebro usa oxigênio e glicose para trabalhar. Para economizar esse “combustível”, segundo a neurociência, a mente tende a se distrair, o que libera dopamina e dá sensação de prazer – é tão bom quanto comer uma barra de chocolate, por exemplo. Esse sistema de recompensa imediata, no entanto, é seguido pela sensação de culpa da não realização das tarefas. Tudo isso gasta energia e resulta em cansaço mental em dias que nem foram assim tão produtivos.

Como, então, se mantém a mente sã e as metas em dia? O ideal é manter o foco nas tarefas por algumas horas e estabelecer pausas para descanso – uma boa esticada nas pernas dá aquela revigorada e contribui para que as ideias fluam muito melhor.

 

Acompanhamento

Adelmo acredita que a Disciplina Operacional contribui para o crescimento do varejo desde que se capriche no roteiro, priorizando ações que gerem mais rentabilidade, de acordo com o perfil do negócio. “A estratégia nasce da cabeça do gestor. O que e para que ele vende? Que público pretende atingir? Além disso, deve refletir sobre sua relação com fornecedores para ter o estoque adequado para sua carteira de clientes.”

Pautada na Disciplina Operacional, essa estratégia se materializa em processos bem definidos, acompanhados por meio de indicado­res-chave, que não podem passar de cinco e devem ser observados diariamente, segundo o gerente. “Mesmo em dias atribulados, precisamos mensurar o que aumenta as vendas, o lucro, a participação no mercado e, principalmente, a perpetuação do negócio.”

Voltando ao nosso exemplo inicial, é preciso atuar como o vitorioso treinador de beisebol, analisando em que posição os integrantes do time performam melhor e quais os pontos falhos da concorrência. E, ainda no universo esportivo, lembrar que atletas que sobem ao pódio estão sempre se aperfeiçoando. Pelé, por exemplo, não deixava o campo com os colegas de time – chutava com as duas pernas, sozinho em campo, para melhorar cada vez mais.

Oscar Schmidt garante que o apelido “Mão Santa” estava mais para “Mão Treinada” – ao longo de sua carreira, o astro do basquete fez mais de mil arremessos por dia, sem contar os treinos.

 

 

Tudo descrito

A sistematização é sinônimo de qualidade na Borracharia 7, em Blumenau (SC). Há 51 anos, quando a empresa foi fundada, os procedimentos eram passados boca a boca pelos mais experientes. Hoje, qualquer dúvida pode ser sanada em manuais que trazem o passo a passo de todas as atividades do negócio – pneus, rodas, serviços de cambagem, freios, suspensão etc. Segundo o sócio Ramiro José Schmitt, todos os colaboradores, até com experiência, são treinados já na admissão para que atuem de acordo com as diretrizes da Borracharia 7. O ambiente de trabalho também é planejado para que o grupo mantenha o foco e, claro, a qualidade no serviço. Um simples potinho de água com sabão, por exemplo, permite a checagem de vazamentos de válvulas em pneus após a calibragem.

 

Comunicação visual

Na Atual Patos Auto Peças, em Patos de Minas (MG), a comunicação visual dá conta de manter os 12 colaboradores cientes dos procedimentos diários e o que podem ou não fazer em segurança, em atendimento etc. Segundo o sócio-­proprietário Eunício Joaquim da Silva, a cultura da empresa e seu modus operandi são repassados aos novatos por funcionários mais experientes – a porta de entrada na empresa é sempre o estoque, área em que recém-chegados se familiarizam com os componentes e suas especificidades.

Inaugurada em 2012 e com matriz em Belo Horizonte, a Atual Patos Auto Peças se diferencia pelo preço para o cliente final – seu lema é oferecer produtos de qualidade por preço justo, o que é possível porque só aceita pagamentos em dinheiro, segundo Eunício.

 

 

Disciplina Operacional no seu negócio

1. Siga PADRÕES (procedimentos, regras, normas, instruções de trabalho)

2. Inclua BOAS PRÁTICAS de segurança, saúde e meio ambiente

3. Mantenha FOCO em qualidade e produtividade

4. Implante um processo de TREINAMENTO eficaz

5. A LIDERANÇA deve ser exemplo

 

 

SAIBA MAIS

MONICA OLIVEIRA (CONSULTORA)

(11) 94087-2702

monica1304@gmail.com