Caro Leitor

80 anos em constante evolução

Escrito por admin -

Por Paulo Alcarria

Diretor de Vendas

[email protected]

Outubro é o mês de aniversário da Pellegrino – e chegar aos 80 anos com tanta vitalidade, sem dúvida, é motivo de celebração. A data torna-se ainda mais especial quando fazemos uma viagem no tempo e constatamos as inúmeras mudanças ocorridas de 1941 até os dias de hoje. Na passagem do mundo analógico para o digital, muitas marcas fortes ficaram pelo caminho, o que nos leva a concluir que a longevidade empresarial é consequência de uma gestão estratégica, visão de mercado e investimento em capital humano, itens sempre presentes na nossa trajetória.

A data é um marco importante, inclusive, para fazermos um exercício de reflexão sobre as lições aprendidas nessa jornada de oito décadas e, nesse sentido, não há material de estudo mais eficaz do que o contato direto com os nossos clientes. É no campo que conhecemos as mudanças de comportamento do consumidor, as necessidades de adaptação dos processos de trabalho, onde e como podemos empregar recursos tecnológicos para facilitar não só as nossas atividades, mas também promover melhorias para os varejistas.

Nessa análise do passado, percebemos também o quanto é valioso ter ímpetos de coragem para mudar, quando necessário, o rumo da própria história. A cada nova etapa de fusão vivida pela Pellegrino, vinha agregado um caminhão de dúvidas e incertezas, só que correr riscos calculados é algo inerente a todo empresário com dom empreendedor. Saber o momento certo de acelerar e reduzir, como vocês verão na nossa Matéria de Capa sobre longevidade empresarial, é a linha que delimita o sucesso ou o fracasso de uma organização.

Hoje, olhando pelo retrovisor, sabemos que o movimento de aquisições entre as empresas é uma tendência natural do mercado, mas não basta unir-se a um grupo mais forte e financeiramente mais estável. É preciso buscar o equilíbrio entre o que cada um tem de melhor e respeitar os princípios e valores de cada organização para que o propósito da marca não se perca pelo caminho. Isso é um aspecto de muito orgulho para nós, já que passamos por vários processos, porém sem esquecer a nossa missão e o sonho do nosso fundador. E o mais importante é saber que a nossa essência não está restrita aos muros da empresa. Vemos os reflexos do trabalho da Pellegrino também no sucesso dos nossos clientes, principalmente quando eles nos reconhecem não como simples fornecedores, mas parceiros nessa viagem.

Depois dessa breve retrospectiva, posso dizer que honramos o nosso passado, mas nossos olhos estão apontados para o futuro e continuamos em plena forma para chegar aos 100 anos maiores e mais fortalecidos. Temos na retaguarda a expertise do Grupo Comolatti guiando cada novo passo da empresa rumo à inovação. Nesse momento de celebração, nosso maior desejo é percorrer os próximos 20 anos sempre ao seu lado. O convite está feito.

Boa leitura!

Copyright © 2021 • Pellegrino - Todos os direitos reservados.