
Mimos para os clientes
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Ferramenta de relacionamento, os brindes fidelizam o consumidor e envolvem uma estratégia mais ampla voltado ao branding da marca.
Quando ganhamos um presente, nosso cérebro é inundado por neurotransmissores conhecidos como hormônios da felicidade. Todo mundo já vivenciou essa sensação. Mesmo um simples mimo, se oferecido com a intenção e na oportunidade certa, é capaz de despertar um sentimento de satisfação em quem o recebe. “Presentear cria laços. Ao entregar um brinde, o cliente fica encantado, e esse gesto pode fazer a diferença na percepção da marca por ele”, explica Erik Penna, palestrante internacional e autor do best-seller “A arte de encantar clientes”.
Brindes corporativos são mais do que simples lembrancinhas. São importantes ferramentas de marketing, que valorizam e fidelizam os consumidores. Costumam ser efetivos justamente porque ativam a memória afetiva das pessoas. Quem não se lembra dos Tazos, da Elma Chips, ou das pelúcias da Parmalat? Se você alguma vez pediu um McLanche Feliz, no McDonald’s, foi pelo lanche ou pelos brinquedos fofos?
Estudos revelam, inclusive, que a mente do consumidor toma decisões baseada em questões emocionais ligadas às marcas. “O brinde gera uma experiência física, despertando sentidos que outros veículos de marketing não conseguem”, acredita Nicole Zanon, diretora de marketing da 4Unik, empresa especializada em personalização de brindes corporativos e marketing promocional.
De fato, presentear clientes é uma estratégia que dá muito certo. Uma pesquisa divulgada pela Promotional Products Association International (PPAI), organização mundial referência da indústria de brindes promocionais, mostra que 9 em cada 10 consumidores lembram da empresa que distribui brindes promocionais. Desses, 89% receberam algum tipo de brinde promocional nos últimos seis meses, sendo que 82% ficaram com uma impressão favorável sobre a marca, 83% se disseram mais propensos a realizar a decisão de compra e 81% guardaram esses brindes por mais de um ano. “Como a maioria dos itens não tem prazo de validade, o contato dos clientes com a marca por meio dos brindes é significativo, pois eles podem utilizá-los todos os dias, por anos”, diz Nicole.
Com que brinde eu vou?
Lógico que um brinde sozinho não faz verão. “Já migramos da era transacional para a era relacional; portanto, não devemos pensar no brinde como um ‘toma lá dá cá’. O cliente contemporâneo valoriza e preza principalmente o relacionamento, e dar um mimo com o único objetivo de convertê-lo é um erro”, alerta Penna.
Independentemente disso, o escritor ainda acredita no poder de persuasão de um bom brinde corporativo aliado, claro, a toda uma experiência de compra. “Quando você supera as expectativas do consumidor, ele acaba por relatar essa vivência para várias outras pessoas.
E essa empolgação e brilho nos olhos fazem com que outros indivíduos tenham interesse e busquem conhecer ou consumir seus produtos e serviços”, diz Penna.
Nicole ainda lembra do impacto que os brindes têm diante das redes sociais. “Uma das principais vantagens dos brindes é justamente o engajamento que geram naqueles que o recebem. Hoje, muitas pessoas divulgam esse material em suas mídias sociais.
É o marketing espontâneo que só o brinde consegue proporcionar”, conta a diretora.
Datas comemorativas como Páscoa, Natal, Dia da Mulher, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Outubro Rosa, Novembro Azul costumam ser efetivas para presentear; no entanto, elas têm que fazer algum sentido para o seu público-alvo. “Nossa demanda cresce principalmente no segundo semestre, pois muitas empresas promovem ações de marketing com o intuito de aumentar a fidelização e recorrência de vendas para o próximo ano. O ideal, aliás, é fazer o pedido com dois meses de antecedência por conta da produção, personalização dos materiais e logística de entrega”, diz Nicole.
Mas, afinal, qual brinde escolher? “O brinde tem que ter algum tipo de conexão com a empresa que está presenteando e também precisa ser um produto de qualidade, porque o cliente costuma atrelar a qualidade de presente justamente com a qualidade da empresa que o oferece”, conta Penna.
Para Nicolle, o brinde certo depende do segmento da empresa, da pessoa que o receberá, do tipo de ação de marketing, da usabilidade do material e do impacto e resultado que a empresa quer causar no receptor. “Muitas empresas com perfis bem diferentes fazem itens similares, porém, para cada tipo de ação, essa escolha muda.
Posso dizer, contudo, que muitas empresas estão investindo em kits personalizados com diversos itens inseridos em caixas, sacolas ou mochilas”, explica.
Conhecer bem a própria clientela é um bom caminho para acertar na escolha do mimo. É só lembrar daquele amigo secreto que você tirou uma pessoa que não conhecia e não fazia ideia do que dar para ela.
“Uma das formas de um pequeno e médio negócio se diferenciarem é a facilidade para personalizar o atendimento”, alerta o escritor.
Uma ótima maneira de entender seu nicho é utilizando, por exemplo, cadastro de clientes, com campos como pesquisas, entrevistas, caixa de sugestões, entre outras lacunas que podem ser definidas de acordo com o produto e o serviço oferecidos pelo negócio.
Erik Penna lembra ainda que fortalecer o branding de sua marca é importante não só no relacionamento com os clientes, mas como estratégia de comunicação interna – e os brindes corporativos também podem ser utilizados no fortalecimento da parceria com os colaboradores. “Cativar o cliente interno é uma das melhores formas de cativar o cliente externo.
Pense nisso e reflita o tratamento e cuidado que vem oferecendo ao funcionário, que, muitas vezes, ele irá replicar ao consumidor que atender. E lembre-se: funcionários felizes potencializam a experiência dos clientes”, finaliza.
SAIBA MAIS
ERIK PENNA erikpenna.com.br [email protected] (12) 3608-4000
4UNIK 4unik.com.br (11) 2684-4724