Revista Pellegrino

Mimos para os clientes

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Ferramenta de relacionamento, os brindes fidelizam o consumidor e envolvem uma estratégia mais ampla voltado ao branding da marca.

Quando ganhamos um presente, nosso cérebro é inundado por neurotransmissores conhecidos como hormônios da felicidade. Todo mundo já vivenciou essa sensação. Mesmo um simples mimo, se oferecido com a intenção e na oportunidade certa, é capaz de despertar um sentimento de satisfação em quem o recebe. “Presentear cria laços. Ao entregar um brinde, o cliente fica encantado, e esse gesto pode fazer a diferença na percepção da marca por ele”, explica Erik Penna, palestrante internacional e autor do best-seller “A arte de encantar clientes”.

Brindes corporativos são mais do que simples lembrancinhas. São importantes ferramentas de marketing, que valorizam e fidelizam os consumidores. Costumam ser efetivos justamente porque ativam a memória afetiva das pessoas. Quem não se lembra dos Tazos, da Elma Chips, ou das pelúcias da Parmalat? Se você alguma vez pediu um McLanche  Feliz, no McDonald’s, foi pelo lanche  ou pelos brinquedos fofos? 

Estudos revelam, inclusive, que  a mente do consumidor toma deci­sões baseada em questões emocio­nais ligadas às marcas. “O brinde  gera uma experiência física, desper­tando sentidos que outros veículos  de marketing não conseguem”,  acredita Nicole Zanon, diretora  de marketing da 4Unik, empresa  especializada em personalização  de brindes corporativos e marketing  promocional.

De fato, presentear clientes é  uma estratégia que dá muito cer­to. Uma pesquisa divulgada pela  Promotional Products Association  International (PPAI), organização  mundial referência da indústria  de brindes promocionais, mostra  que 9 em cada 10 consumidores  lembram da empresa que distribui  brindes promocionais. Desses, 89%  receberam algum tipo de brinde  promocional nos últimos seis meses,  sendo que 82% ficaram com uma impressão favorável sobre a marca,  83% se disseram mais propensos a  realizar a decisão de compra e 81%  guardaram esses brindes por mais  de um ano. “Como a maioria dos itens não tem prazo de validade, o  contato dos clientes com a marca  por meio dos brindes é significativo,  pois eles podem utilizá-los todos os  dias, por anos”, diz Nicole.

Com que brinde eu vou?  

Lógico que um brinde sozinho não faz verão. “Já migramos da era transacional para a era relacional; portanto, não devemos pensar no  brinde como um ‘toma lá dá cá’. O  cliente contemporâneo valoriza e  preza principalmente o relaciona­mento, e dar um mimo com o único  objetivo de convertê-lo é um erro”,  alerta Penna.

Independentemente disso, o  escritor ainda acredita no poder de  persuasão de um bom brinde cor­porativo aliado, claro, a toda uma  experiência de compra. “Quando  você supera as expectativas do consumidor, ele acaba por relatar essa  vivência para várias outras pessoas.

E essa empolgação e brilho nos  olhos fazem com que outros indiví­duos tenham interesse e busquem  conhecer ou consumir seus produ­tos e serviços”, diz Penna.

Nicole ainda lembra do impac­to que os brindes têm diante das  redes sociais. “Uma das principais  vantagens dos brindes é justa­mente o engajamento que geram  naqueles que o recebem. Hoje,  muitas pessoas divulgam esse  material em suas mídias sociais.

É o marketing espontâneo que só  o brinde consegue proporcionar”,  conta a diretora.

Datas comemorativas como Pás­coa, Natal, Dia da Mulher, Dia das  Mães, Dia dos Namorados, Dia dos  Pais, Outubro Rosa, Novembro Azul  costumam ser efetivas para presen­tear; no entanto, elas têm que fazer  algum sentido para o seu público­-alvo. “Nossa demanda cresce princi­palmente no segundo semestre, pois  muitas empresas promovem ações de marketing com o intuito de aumentar  a fidelização e recorrência de vendas  para o próximo ano. O ideal, aliás, é  fazer o pedido com dois meses de  antecedência por conta da produção,  personalização dos materiais e logís­tica de entrega”, diz Nicole.   

Mas, afinal, qual brinde esco­lher? “O brinde tem que ter algum  tipo de conexão com a empresa que  está presenteando e também pre­cisa ser um produto de qualidade,  porque o cliente costuma atrelar a  qualidade de presente justamente  com a qualidade da empresa que o  oferece”, conta Penna.   

Para Nicolle, o brinde certo  depende do segmento da empresa,  da pessoa que o receberá, do tipo  de ação de marketing, da usabili­dade do material e do impacto e resultado que a empresa quer cau­sar no receptor. “Muitas empresas  com perfis bem diferentes fazem  itens similares, porém, para cada  tipo de ação, essa escolha muda.

Posso dizer, contudo, que muitas  empresas estão investindo em kits  personalizados com diversos itens  inseridos em caixas, sacolas ou  mochilas”, explica. 

Conhecer bem a própria cliente­la é um bom caminho para acertar  na escolha do mimo. É só lembrar daquele amigo secreto que você  tirou uma pessoa que não conhecia  e não fazia ideia do que dar para ela.

“Uma das formas de um pequeno  e médio negócio se diferenciarem  é a facilidade para personalizar  o atendimento”, alerta o escritor.

Uma ótima maneira de entender  seu nicho é utilizando, por exemplo,  cadastro de clientes, com campos  como pesquisas, entrevistas, caixa  de sugestões, entre outras lacunas  que podem ser definidas de acordo  com o produto e o serviço ofereci­dos pelo negócio.

Erik Penna lembra ainda que  fortalecer o branding de sua marca  é importante não só no relacio­namento com os clientes, mas  como estratégia de comunicação  interna – e os brindes corporativos  também podem ser utilizados no  fortalecimento da parceria com os  colaboradores. “Cativar o cliente  interno é uma das melhores for­mas de cativar o cliente externo.

Pense nisso e reflita o tratamento  e cuidado que vem oferecendo  ao funcionário, que, muitas vezes,  ele irá replicar ao consumidor que  atender. E lembre-se: funcionários  felizes potencializam a experiência  dos clientes”, finaliza.

SAIBA MAIS

ERIK PENNA  erikpenna.com.br [email protected] (12) 3608-4000

4UNIK 4unik.com.br (11) 2684-4724

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