Entrevista

2022 será ótimo para a reposição

Escrito por admin -

SABÓ

“2022 será ótimo para a reposição”

Apesar de ainda haver dificuldade no abastecimento de matéria-prima e componentes, o setor teve grande recuperação de 2020 para 2021, quadro este que deve se manter em 2022, segundo Marcus Vinicius Pereira, à frente da Diretoria de Aftermarket América do Sul da SABÓ

Por Paulo Carneiro

REVISTA PELLEGRINO Há quase 80 anos, a SABÓ começou sua trajetória numa modesta bancada na Mooca, em São Paulo, e hoje é referência mundial em autopeças. Quais são os pilares que sustentam essa liderança?

MARCUS VINICIUS PEREIRA Existem na SABÓ investimentos constantes em desenvolvimento tecnológico de produtos e processos, sendo este um dos principais pilares. A identidade da marca com seu portfólio e os canais de distribuição também são fortes aliados na consolidação da empresa e, claro, a dedicação da equipe, levando sempre informação e conhecimento diretamente para o reparador, fazendo com que a SABÓ seja reconhecida não apenas como marca da reposição, mas com a mesma importância e reconhecimento como original.

RP Em oito décadas, ela chega agora à terceira geração como empresa familiar, acompanhando de perto a evolução do próprio mercado. Qual é o segredo dessa ágil e permanente renovação?

MARCOS VINÍCIUS Com certeza, em um país como o Brasil, trata-se de um desafio. Mas atitudes como governança, gestão altamente profissional, reconhecimento e respeito aos profissionais, buscando sempre respeitar e viver os valores da empresa são fatores importantes e determinantes para a longevidade. O entendimento do mercado também é de extrema importância para que uma empresa se mantenha, através de relacionamento com o seu público. Há uma troca de informações e ideias que auxiliam a agregar ainda mais valor e consolidação da marca.

RP A marca é referência mundial em sistemas de vedação, juntas e retentores. Qual é o peso do mercado brasileiro de reposição?

MARCOS VINÍCIUS A SABÓ, desde sempre, em seu direcionamento estratégico, desenvolve projetos que atendam às necessidades de todos os elos da cadeia do aftermarket. Temos projetos consolidados há anos, como por exemplo a consultoria técnica, os promotores externos, o Caderninho SABÓ, programas de incentivo como o Top Performance e Desempenho SABÓ, entre outros, que já completaram mais de 20 anos. Tudo isso fez do aftermarket o nosso principal negócio, o que nos levou a índices expressivos de participação no mercado brasileiro e da América Latina.

RP Diante da variedade de produtos e da sofisticada tecnologia, como funciona o controle de qualidade?

MARCOS VINÍCIUS Para isso, realizamos constantes pesquisas e investimentos, assim como mantemos um laboratório com equipamentos de última geração para testar e constatar a qualidade dos produtos. Temos certificado ISO e IATF, acompanhados sempre de perto, que atestam que a SABÓ segue os maiores, mais altos e rígidos padrões de qualidade exigidos pelas principais montadoras do mundo.

RP As falsificações ainda são uma ameaça a marcas consagradas. Quais são as ações tomadas contra a chamada pirataria?

MARCOS VINÍCIUS Esse é um problema recorrente no aftermarket, infelizmente. Nosso foco principal é treinar e esclarecer. Em nossas palestras, visitas, treinamentos e atendimentos, sempre abordamos esse tema, pois tanto os varejistas quanto os aplicadores têm que ter um conhecimento básico sobre nossos produtos. Isso faz toda a diferença na hora da compra. Além disso, divulgamos a nossa rede oficial de distribuidores e alertamos que preço abaixo do mercado e falta de nota fiscal são sempre motivo de desconfiança. No nosso dia a dia, independentemente do tipo de produto que adquirimos, somos conscientes do que é certo. Quanto ao errado, aquela frase “o barato sai caro”, quase sempre é verdadeira.

RP Uma pesquisa do Instituto Ipsos, este ano, destacou a SABÓ como a marca preferida entre os varejistas. A que se deve essa preferência?

MARCOS VINÍCIUS Esse é o melhor momento, o reconhecimento do nosso trabalho, do nosso relacionamento com esse segmento. Como mencionei acima, temos programas que já duram mais de 20 anos, somos presentes, treinamos, ouvimos as necessidades do segmento e solucionamos problemas. A SABÓ tem profissionais qualificados para atender em todo o território nacional, cuidando sempre desse relacionamento. Aproveito esse espaço da Revista Pellegrino para agradecer o reconhecimento, esforço e dedicação à marca SABÓ.

RP Antes da pandemia, havia uma concorrida programação de palestras para reparadores e equipes de vendas. Os encontros presenciais já foram retomados?

MARCOS VINÍCIUS Como todos os eventos, estão sendo retomadas aos poucos, mas ainda seguindo os protocolos de segurança exigidos pela OMS (Organização Mundial de Saúde). Retomaremos encontros para que todos possam aproveitar ao máximo todo o conhecimento que podemos oferecer. Para participar das palestras presenciais, basta fazer a solicitação através do nosso site https://www.sabo.com.br/treinamentos, onde é possível também encontrar palestras on-line com os temas: retentores de cubo de roda, montagem de flanges e retentores e retentores de haste de válvula.

RP Como funcionou o “Caderninho SABÓ” durante a quarentena? Quais as lições deixadas por esse período de confinamento?

MARCOS VINÍCIUS O “Caderninho SABÓ”, mesmo antes da pandemia, já havia sido transferido do impresso para o formato on-line. Com a pandemia, as informações se intensificaram, pois, com o distanciamento social, ele foi de extrema importância para que pudéssemos continuar levando as informações ao nosso público. Também passamos a fazer algumas palestras de forma on-line para os distribuidores e a disponibilizar no canal oficial da empresa no Youtube as palestras sobre juntas, retentores e undercar para os reparadores.

RP Em linhas gerais, qual é a política ambiental da empresa? Quais as orientações para descarte correto e logística reversa?

MARCOS VINÍCIUS Essa é uma preocupação constante em todas as etapas de produção da SABÓ. Grande parte de nossos produtos pode ser reciclada, desde que não tenham sido contaminados com óleo, como ainda pode acontecer com alguns tipos de juntas. Sempre orientamos nossos clientes a fazerem o descarte correto, mantendo inclusive em nosso site uma página orientando sobre o descarte. Também aderimos a um programa de logística reversa para o descarte de nossas embalagens, que são recolhidas e devidamente recicladas.

RP Em linhas gerais, qual é a política ambiental da empresa? Quais as orientações para descarte correto e logística reversa?

MARCOS VINÍCIUS Essa é uma preocupação constante em todas as etapas de produção da SABÓ. Grande parte de nossos produtos pode ser reciclada, desde que não tenham sido contaminados com óleo, como ainda pode acontecer com alguns tipos de juntas. Sempre orientamos nossos clientes a fazerem o descarte correto, mantendo inclusive em nosso site uma página orientando sobre o descarte. Também aderimos a um programa de logística reversa para o descarte de nossas embalagens, que são recolhidas e devidamente recicladas.

RP Como o Sr. analisa o desempenho do aftermarket em 2021? Quais são as expectativas para o próximo ano?

MARCOS VINÍCIUS Em 2021 tivemos uma grande recuperação em relação a 2020, conseguimos melhorar significativamente nosso atendimento, apesar de ainda encontrarmos muitas dificuldades em relação a abastecimentos de matéria-prima e componentes. Estamos trabalhando normalmente com todas as nossas equipes presentes no mercado, promovemos ações, treinamentos, continuamos com lançamentos e focamos no nosso projeto do marketing digital. Tudo isso já visualizando os próximos 5 anos. O próximo ano, especificamente, será ótimo para o mercado de reposição pois a frota em circulação vai continuar crescendo, e hoje os aplicadores estão colhendo a maior frota demandante fora da garantia na história do aftermarket. Além do mais, a SABÓ completará 80 anos! Um marco na história da empresa. Com certeza, teremos muitas novidades vindo por aí! Aguardem!

RAIO-X

Fundada em 1942, a SABÓ é líder de mercado no segmento de retentores, juntas e material de vedação.

Tem fábricas em São Paulo e em Mogi Mirim, interior do estado.

Atualmente, conta com 1.200 colaboradores.

Mais informações

https://www.sabo.com.br

Copyright © 2021 • Pellegrino - Todos os direitos reservados.