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ChatGPT: Nem vilão nem mocinho

Escrito por admin -

Se usado com cautela, o ChatGPT pode ser um aliado em tarefas burocráticas e repetitivas, proporcionando mais agilidade e produtividade no dia a dia das empresas.

Tirando alguns momentos de instabilidade (quem nunca?), o ChatGPT está sempre pronto para te ajudar. O oráculo moderno é capaz de entender perguntas e oferecer respostas com muita desenvoltura num simples apertar da tecla Enter. Provavelmente, você já deve ter conversado com a inteligência artificial desenvolvida pela OpenAI e lançada no fim de 2022. Se ainda não o fez, deveria. Testar as possibilidades do ChatGPT pode ser, além de divertido, bastante produtivo.

A ferramenta, por exemplo, pode ser utilizada como facilitadora de diversos processos no dia a dia de uma empresa. No entanto, o conselho da consultora do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae-SP) Silmara Souza é muita calma nessa hora. “Diante de todas as possibilidades do ChatGPT, é possível que ele seja visto como um grande solucionador de problemas. Mas não é bem assim”, alerta, explicando que o primeiro cuidado do empresário é não terceirizar o planejamento do negócio. “O trabalho de pensar estrategicamente, conhecer o mercado e saber o que o cliente está buscando é exclusivamente do empreendedor”, alerta a consultora.

Pra que te quero?

O diferencial do ChatGPT em comparação com os chatbots tradicionais é a sua capacidade de oferecer respostas mais compreensíveis e de possuir um repertório mais amplo e coeso. Para gerar essas informações, o software usa um amplo banco de textos disponíveis na internet, o que inclui publicações jornalísticas, artigos, livros e até mesmo mensagens postadas em redes sociais.

Prontos para explorar tanta sabedoria? Silmara Souza lista diversas possibilidades do uso do ChatGPT para o dia a dia do seu negócio:

• Criar conteúdos digitais para abastecer blogs e redes sociais, incluindo temas de posts, roteiros de vídeos e legendas;

• Elaborar títulos de anúncios para vender em marketplaces, e-commerces ou outros tipos de vendas;

• Produzir respostas automáticas para perguntas comuns dos clientes, como horário de funcionamento, produtos, formas de pagamento, etc. “Nesse caso, é necessário que haja um chatbot oferecendo suporte no site da empresa”, explica a consultora;

• Escrever e-mails informativos e comunicados que serão direcionados aos clientes de uma forma geral;

• Redigir contratos com rapidez e precisão, seguindo a linguagem e a formatação-padrão;

• Formular tabelas, relatórios e gráficos de vendas, de gerenciamento de estoque, de acessos ao site, entre outras métricas. Para isso, o ChatGPT precisa estar integrado a uma base de dados.

Para Silmara, o ChatGPT pode proporcionar mais agilidade e produtividade, simplificando tarefas repetitivas e burocráticas, que não exigem um pensamento crítico por trás. “Dessa maneira, irá sobrar mais tempo para empresários e colaboradores se dedicarem às questões estratégicas e criativas do negócio”, acredita.

Utilize com moderação

Bom lembrar que o ChatGPT é uma ferramenta nova e que ainda está sendo aperfeiçoada. Por isso, a recomendação é aproveitá-la com moderação e muita atenção. “Precisamos ter em mente que o software vai apenas até certo ponto. A capacidade de pensar estratégica e criativamente é do ser humano. Quem tem inteligência emocional e capacidade crítica é o ser humano. A autenticidade e a originalidade pertencem ao ser humano. O que precisamos é integrar o ChatGPT ao fluxo de trabalho, nos adaptando e obtendo dele os melhores resultados possíveis”, esclarece a consultora.

De nada adianta, por exemplo, pedir ajuda da inteligência artificial (IA) se a sua empresa não tem o perfil do cliente definido ou não sabe qual a sua proposta de valor no mercado. Outro ponto fundamental na relação entre homem e máquina é saber perguntar. Para perguntas genéricas, o software oferece respostas genéricas. Quer criar um roteiro de vídeo com a ajuda do ChatGPT para as redes sociais do seu comércio? Ofereça as seguintes informações para um conteúdo mais atraente e exclusivo: o tempo do vídeo, o assunto principal, o objetivo, qual plataforma será postado, público a ser atingido, entre outras. Sim, é necessário um planejamento minucioso para o resultado ser consistente e perfeitamente adequado ao seu propósito.

Lembre-se: o ChatGPT até pode ser uma ferramenta inteligente, mas está bem longe de ser infalível. “Simplesmente copiar e colar as respostas oferecidas vai gerar um conteúdo genérico e pouco atraente. Sem falar que é fundamental checar as informações e fazer um julgamento

crítico sobre as respostas, já que a ferramenta pode cometer equívocos, ou pior: criar textos com teor preconceituoso”, orienta Silmara. Outra dica: dados sensíveis jamais devem ser compartilhados com o robozinho.

Não fique para trás

Se você quer começar a usar o ChatGPT no seu negócio, é importante aprender o seu funcionamento e a lógica de operação. Para a consultora do Sebrae, o ideal é acompanhar especialistas do setor e, claro, ficar íntimo da IA, explorando as suas diversas possibilidades.

“Há empresários que têm mais dificuldade em lidar com as novas tecnologias, e isso ocorre por muitos fatores, como falta de tempo, de pessoal ou até por desconhecimento.

Outros têm um perfil mais tradicional e simplesmente não se interessam por tecnologias. Por outro lado, existem diversos pequenos negócios que já estão de olho nessas novas tecnologias mesmo que de forma gradual.” Ignorar as novas tecnologias pode ser um erro fatídico – como observamos bem durante a pandemia de covid-19. O mais indicado, então, é fazer delas uma aliada para descomplicar aquelas tarefas que, muitas vezes, não gostamos de fazer. “Hoje em dia, não acompanhar as transformações tecnológicas pode custar a sobrevivência das empresas”, avisa Silmara.

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