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Hora de mudar

Escrito por admin -

As mudanças podem dar um novo e positivo rumo aos negócios. O que deve ser considerado na busca e consolidação de um novo ponto comercial?

Quando a empresa firma pé em um ponto comercial, a torcida é sempre para que por lá permaneça, mas nem sempre isso é possível. Se o imóvel é locado, o valor do aluguel pode se tornar impraticável ou o proprietário pode rescindir o contrato, por exemplo.

Mas a mudança pode ser necessária porque a equipe cresceu e precisa de mais espaço, para diminuir os custos com deslocamentos ou estar mais próximo dos fornecedores, por uma boa oportunidade de venda ou contextos externos – um exemplo é a degradação da região em que a loja está instalada.

Hoje em dia, muitas empresas têm mais vendas on-line do que no balcão. O fenômeno, que ganhou corpo por conta da pandemia de covid-19, motivou muitos empreendedores a traçarem o caminho inverso, ou seja, a buscar um espaço menor, já que o estoque pode ser enxuto e acessado por demanda.

Em situações como essa, o que é essencial, além de uma conexão de alta velocidade, são postos de trabalho confortáveis e ergonômicos, pois possivelmente os colaboradores passarão a maior parte do tempo sentados e conectados.

Seja qual for o caso, planejamento é essencial e começa pela planilha de custos, já que existem vários pontos a se considerar. Se o imóvel atual é alugado, certamente será preciso colocar a mão no bolso para devolvê-lo como acordado no contrato de locação. Contabilize aí desde insumos (tinta, massa corrida, etc.) até alguém para coordenar o trabalho, já que você vai precisar de energia para planejar a mudança com o menor impacto (e custo).

Se você tem uma oficina, analise se o novo ponto permite, por exemplo, a passagem de equipamentos ou se haverá necessidade de desmontá-los, uma operação mais sensível, especializada e, claro, custosa. E acrescente também o quanto vai deixar de ganhar até que tudo se encaixe. Acredite, isso não acontece de uma hora para outra.

Além disso, é importante terna ponta do lápis respostas para questões como: será que os custos fixos e variáveis serão mais vantajosos? Caso contrário, o aumento do faturamento devido à mudança do ponto compensaria esse aumento? Todos os custos variáveis estão devidamente mapeados, mesmo os indiretos? Em termos tributários, o local possui IPTU compatível com o ponto comercial?

Outro elemento importante é o entorno, que implica no custo do seguro predial e também nasegurança dos clientes, que podem ser incluídos nas apólices. Se for preciso contratar serviço de segurança privada, isso também deve ser previsto. Segundo o consultor Daniel Niggli, idealizador do canal Luz, câmera, empreenda!, a localização do ponto comercial pode ser a glória ou a ruína de qualquer negócio, por mais popular que ele seja, e alguns equívocos são bem frequentes, como:

Escolher o ponto apenas porque é perto de casa – e não onde estão e vão os clientes;

Escolher o ponto apenas pelo preço, por exemplo, na travessa da rua principal – e desconsiderar se há movimento de pedestres, local para estacionar etc.;

Não analisar se há mercado para o tipo de produto que comercializa – as “ruas especializadas” nem sempre são a melhor escolha, pois demandarão tempo e energia do varejista para comparar preços e promoções da vizinhança.

Questões legais

Antes de definir o novo endereço,vale levantar a necessidadede licenciamento ambiental, principalmentese há uso de efluentese produção de gases, que possuemlegislação própria. As normas deventilação merecem especial atençãose houver veículos com os motores em funcionamento dentro do estabelecimento, não só pela questão ambiental, mas pela segurança do trabalho. A manipulação de hidrocarbonetos – principalmente solventes –, tintas e óleos, conforme o volume, podem exigir adequações nas instalações.

As normas urbanísticas também devem ser verificadas – principalmente a Lei de Zoneamento –, bem como as regras de acessibilidade, ocupação e, em algumas regiões, por conta da emissão de ruídos, os horários de funcionamento permitidos.

Outra questão importante é a vistoria do Corpo de Bombeiros, que poderá implicar em alterações prediais para que as normas de segurança sejam atendidas. O novo endereço deve ser comunicado a diversos órgãos públicos e privados, para a alteração do Contrato Social na Junta Comercial do Estado, em documentos fiscais, na Caixa Econômica Federal (FGTS), INSS, bancos, correios, provedores de telefonia e internet, seguradora etc.

Aos quatro ventos

Assim que a mudança estiver sacramentada, com data e novo local, comunique-a aos seus funcionários, apresentando com transparência o que motivou a decisão e engajando-os como parceiros no processo. Serão eles os seus embaixadores com os clientes, e aí valem todos os meios de contato: WhatsApp, e-mail, banner no site, posts em todas as redes sociais, entre outros. A comunicação visual é bastante importante: recorra a cartazes e filipetas acompanhando a nota fiscal.

Se a legislação local permitir, é possível manter um banner ou faixa no ponto antigo por um tempo e, havendo um bom relacionamento com os vizinhos, até pedir a eles informarem o novo endereço.

Para “apresentar” o novo ponto comercial aos clientes, promova um evento no capricho – além da movimentação chamar a atenção dos moradores da região, é possível  vincular um sorteio, por exemplo, a quem postar fotos e marcar a loja nas redes sociais. E, se faltar dinheiro para a “prenda” do sorteio, recorra aos seus fornecedores, que obviamente também serão convidados para a inauguração.

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