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Som na caixa

Escrito por admin -

Sua loja está preparada para proporcionar uma boa experiência de compra na linha de equipamentos de áudio? Entenda a importância desses acessórios para o seu negócio.

Romeu e Julieta. Arroz e feijão. Carro e som. Combinações mais do que perfeitas. Tão feitas “um para o outro”, que é quase automático o motorista entrar no carro e ligar o som. A música funciona como uma companhia. Deixa o trajeto mais leve, divertido, menos estressante. Passar horas no congestionamento ouvindo e cantarolando a música que você gosta é bem mais agradável, convenhamos. No Spotify, por exemplo, é possível descobrir inúmeras playlists desenvolvidas especialmente para os momentos em que você vai passar dentro do automóvel.

Com acesso facilitado aos streamings de música e podcasts, o som automotivo é mais necessário do que nunca e vem valorizando cada vez mais os veículos, ainda mais quando integrados a uma central multimídia. “É um setor aquecido principalmente pelo aumento das vendas de carros seminovos no país nos últimos anos”, explica o gerente nacional de vendas da Pioneer Brasil, José Galdino, que aconselha: “As autopeças estão per- dendo a oportunidade de trazer esses consumidores para suas lojas com ações diferenciadas, destacando os produtos que possuem e as caracte- rísticas necessárias para dar aquele upgrade em seus automóveis”.

Entretenimento e segurança

O motorista não precisa ser do tipo “atleta de som automotivo”, que participa daqueles trepidantes campeonatos, para considerar o som um dos pontos de destaque do possante. “Mais do que nunca, as pessoas reconhecem e dão valor ao som automotivo. A tecnologia está mais sofisticada e em constante evolução, na direção do consumidor que busca um som interno de qualidade”, avalia Galdino.

Equipamentos cada vez mais modernos oferecem um verdadeiro show de entretenimento a bordo dos automóveis. “Sem falar das soluções de multimídias que permitem uma direção mais segura aliada ao uso do smartphone, seja para atender ligações, seja para enviar mensagens ou executar playlists. Além disso, auxiliam o condutor a realizar manobras quando estão conectadas às câmeras de ré e frontal, aos sensores de estacionamento e ao comando do volante”, lembra o gerente da Pioneer.

Para Galdino, a maioria das autopeças não está preparada para oferecer ao consumidor a experiência que ele precisa, e merece, quando adquire um conjunto de som. Cada vez mais, o cliente não compra apenas um produto ou um serviço. Ele busca perceber sentimentos, emoções e sensações durante o processo, inclusive, suas impressões após o fechamento do negócio.

O primeiro elemento dessa experiência vai ser sempre o ambiente. Isto é, todos os aspectos decorativos e visuais do ponto de venda, incluindo cor das paredes, iluminação, cartazes e música ambiente devem ser voltados para valorizar a experiência do cliente. “Eles querem ter uma vivência diferenciada. Despertar a curiosidade, deixando os produtos em exposição em um espaço exclusivo, sem dúvida estimula a venda” diz o gerente.

Com que som eu vou?

Outro elemento fundamental nessa experiência de compra é o serviço oferecido. Vender som automotivo, um produto cheio de especificações, exige treinamento e conhecimento. E, muito provavelmente, o comprador já vai chegar ao estabelecimento munido de informações que ele adquiriu em reviews feitas por especialistas no YouTube, em artigos de sites de notícias, em comentários e posts de redes sociais. No entanto, nem sempre o que ele deseja é o ideal para o veículo dele – muitos aspectos devem ser levados em consideração.

Não adianta, por exemplo, comprar o melhor amplificador do mercado se o sistema elétrico do carro não consegue alimentá-lo. “Para realizar uma boa venda, os funcionários das autopeças devem conhecer profundamente os produtos e estar preparados para esclarecer todas as dúvidas do comprador”, ensina Galdino.

Mesmo que a intenção seja adquirir um som para ouvir músicas no dia a dia, o vendedor precisa entender a função e as características de cada aparelho para saber combiná-las de forma correta. Para esse perfil de cliente, Galdino recomenda “um equipamento multimídia de qualidade que permite som, imagem e conectividade perfeitos e integrados; um kit duas vias para mais potência e qualidade de som no carro; um amplificador e um subwoofer, para ouvir as palavras e perceber notas musicais em detalhes”.

A instalação também exige cuidados e mão de obra especializada. “Uma instalação malfeita, pode danificar seriamente o veículo, além de não atingir a qualidade esperada dos equipamentos de áudio”, reforça o gerente da Pioneer.

“Além disso, a fiação escolhida tem que ser de qualidade, pois é um elemento que influencia bastante na instalação.”

Som escolhido e instalado? Parabéns, você acabou de contribuir para diminuir o estresse do seu cliente ao volante. Lembre-se sempre, no entanto, de recomendar cautela e atenção para que ele tenha uma viagem segura.

SAIBA MAIS
Geraldo Galdino Pioneer Brasil
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Instagram: @Pioneerdobrasil
Youtube: @Pioneerdobrasil

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