
Fala que eu te escuto
Escrito por admin -
A opinião de clientes, prospects, fornecedores e funcionários pode mudar a forma de a empresa fazer negócios.
Diz o ditado que duas cabeças pensam melhor do que uma. Puxando para o mundo dos negócios, dá para ampliar ainda mais o escopo: com mais gente refletindo sobre as atividades da empresa, de dentro e de fora, de colaboradores a clientes, quem ganha é o empreendedor, que passa a ter uma visão tridimensional. Mas, para isso acontecer, é preciso criar um ambiente arejado que fomente a escuta e estar disposto a ouvir até mesmo as críticas.
Uma empresa que se comunica bem internamente acumula know-how para fazer o mesmo com os clientes. Atualmente, não faltam ferramentas, muitas delas gratuitas, para captar opiniões dos clientes internos, como as mídias sociais corporativas e os chats, ou até as reuniões com áudio e videoconferência para incentivar o feedback dos colaboradores. O que decorre naturalmente quando a empresa adota essa conduta é que o time se torna mais satisfeito e engajado, mais produtivo, mais propenso a permanecer na empresa e disposto a oferecer insights valiosos para melhorar os processos internos ou externos.
Pergunte
Outra forma de interagir com os públicos, tanto interno quanto externo, é por meio de pesquisas.
Elas ajudam na identificação e até mesmo na antecipação de comportamentos, uma vez que a forma como as pessoas interagem com as empresas das quais são clientes, fornecedoras e até colaboradoras está em constante mutação. Quando devidamente realizadas, as pesquisas ajudam a entender novos hábitos, estreitar laços e fortalecer o relacionamento. “É possível identificar preferências de compra relevantes, como canal favorito, pontos de contato, de entrega, anseios, dores e desejos. Tudo isso contribui, inclusive, com uma eventual coleta de feedback, fundamental em termos de marketing, com provas sociais valiosíssimas”, ressalta Aislan Adi Gonçalves de Borba, diretor de Operações na Zopu, representante do software Bitrix24 no Brasil. Vale lembrar, porém, que nesse processo não vem só elogios, mas as críticas construtivas ajudam a empresa a entender melhor as necessidades e expectativas dos clientes e ajustar seus serviços e produtos.
Quando?
Medir a satisfação dos clientes é sempre a melhor opção para identificar pontos de melhoria, mas isso não significa que todos tenham propriedade para opinar, já que respostas muito negativas ou muito positivas podem ser tendenciosas e distorcer dados.
As pesquisas devem ser consideradas sempre que a empresa deseja ingressar em novos nichos de mercado ou lançar produtos e serviços.
A análise dos concorrentes, por exemplo, é uma boa fonte de insights e experiências, e seus erros e acertos contribuem para a modelagem das estratégias da sua empresa. Para compreendê-los, uma pesquisa de mercado secundária com os dados disponíveis na internet pode ser o suficiente. Agora, se o objetivo for tentar identificar as dificuldades e os pontos de melhoria para seu produto ou serviço, pesquisas qualitativas e quantitativas por meio de entrevistas e formulários são as mais efetivas.
Ferramentas
A pesquisa mais informal, realizada pelo próprio empreendedor, é um ponto de partida e pode ser feita até mesmo com lápis e papel simplesmente – além de boas perguntas, claro. Mas, se há tecnologia, por que não recorrer a ela? Seja para o público interno, seja para o público externo, o que não faltam são ferramentas e aplicativos, por exemplo:
Google Forms: Indicado para quem já possui um cadastro de e-mails de clientes potenciais ou tem uma boa base de seguidores na rede social. Disponibiliza diversos modelos prontos que podem ser editados, embora o usuário possa produzir e enviar por e-mail ou link pesquisas de múltipla escolha, testes com questões discursivas etc.
Survey Monkey: Permite a criação e envio de questionários, incluindo a geração de gráficos e tabulação de dados. Dependendo da exigência da pesquisa, a versão gratuita já é suficiente, embora a paga traga recursos como o cruzamento de dados.
Bitrix24: A versão gratuita permite estruturar a comunicação interna, gerenciar tarefas e projetos simples como a criação de landing pages e formulários para pesquisas de mercado ou satisfação, bem como captar novos clientes e oportunidades.
Google Trends: Recurso de pesquisa que mostra a popularidade de uma palavra-chave dentro do próprio Google. As informações demográficas, tópicos e consultas relacionadas ao termo pesquisado ajudam a entender as tendências do momento.
Facebook Audience Insights:
Reúne informações detalhadas das pessoas que seguem a página do seu negócio, tais como idade, gênero, nível de escolaridade, profissão, hobbies etc. Esses dados ajudam a otimizar as estratégias de marketing.
Para obter boas taxas de resposta, é fundamental identificar o melhor momento da jornada de compra – aplicar uma pesquisa muito cedo ou muito tarde pode encontrar o cliente fora de timing.
Para incentivar a resposta e recompensar o engajamento, é costumeiro oferecer algo em troca: um bônus, um brinde ou uma oferta especial.
SAIBA MAIS
AISLAN A. G. DE BORBA (ZOPU) [email protected] (47) 3307-9280