Destaque

O futuro é agora!

Escrito por admin -

Em um mercado globalizado e dinâmico, investir em inovação e tecnologia é fundamental para que as pequenas empresas se tornem mais competitivas e sustentáveis. De olho nos insights do festival HackTown 2023, que discutiu o futuro do negócio brasileiro, convidamos especialistas para falar sobre como essas tendências podem ajudar na longevidade da sua empresa.

Desde sempre, os humanos  tentam prever o futuro. Os  chineses tinham o I Ching.

Os oráculos gregos preferiam procu­rar respostas nas entranhas de ani­mais. Quem nunca ficou impressiona­do com as profecias de Nostradamus?

Saindo do plano místico, temos,  atualmente, as chamadas agências  de tendência. A mais famosa delas, a  WGSN, contextualiza pesquisas glo­bais, dados e conhecimento aprofundado sobre a indústria para oferecer  previsões e análises estratégicas para  o desenvolvimento, planejamento e  comercialização de produtos.

Por aqui, tivemos em agosto de  2023, na cidade de Santa Rita do  Sapucaí (MG), o festival HackTown,  com a proposta de construir deba­tes e diálogos sobre o futuro dos  negócios brasileiros por meio de  palestras, meetups, workshops e  showcases, experiências imersivas e exposições. Foram discutidos  temas como inteligência artificial,  meio ambiente, economia criativa,  robótica, saúde mental, análise  de dados, ciência, marketing e  entretenimento.

Entender como as tendências  do futuro afetam profundamente  os negócios deve estar no radar de  qualquer empresário. Para Samantha  Mazzero, professora da FIA Business  School, em geral, pequenas empresas têm consciência da importância  de pensar sobre o futuro do empre­endimento, porém nem todas têm  recursos, financeiros, ou mesmo  humanos, para investir em um  planejamento de forma estratégica.

“Em diversas situações, o pequeno  empresário se limita a agir ou a reagir  de forma mais focada em lidar com  demandas imediatas e de curto pra­zo. É um paradigma que precisa ser  superado para o desenvolvimento e crescimento coordenado e sustenta­do do negócio”, explica.

Embora temas como diversi­dade, sustentabilidade, ESG (sigla  em inglês para ambiental, social e  governança), inteligência artificial,  internet das coisas, 5G e saúde  mental estejam em destaque nas  grandes mídias, empresas menores  tendem a acreditar que são pautas  mais relevantes para as grandes cor­porações. “No entanto, há um cres­cente reconhecimento de que esses  aspectos também são importantes  para a cultura e o crescimento das  pequenas empresas, que têm se  organizado melhor com seus recur­sos, ainda que mais limitados, para  implementar em suas atividades  cotidianas”, diz Samantha.

Quando o assunto é tecnologia,  a professora da FIA acredita que  pequenas empresas podem e devem  se preparar para mudanças inves­tindo em educação e atualização  constante. “Isso inclui entender as tendências do setor em que atua,  adotar ferramentas digitais que  possam otimizar processos e estar  aberto a parcerias ou colaborações  que ajudem na adaptação a novas  tecnologias”, avalia. 

Para a professora, pequenas e  médias empresas têm potencial  para entregar soluções inovadoras  e, inclusive, ditar tendências no  mercado. Mas como se colocar à  frente? Em primeiro lugar, man­tendo uma mentalidade aberta à  experimentação. “A capacidade de  identificar lacunas e oferecer solu­ções exclusivas pode permitir que  pequenas empresas se destaquem  e influenciem o mercado. De modo  geral, elas têm potencial para se  adaptar e inovar, desde que invis­tam em planejamento estratégico,  estejam atentas às tendências e se­jam ágeis na resposta às mudanças  nos cenários”, ensina.

Já que “pensar fora da caixa” é  preciso, discutimos com três especialistas alguns insights do HackTown  2023 que podem ser interessantes  para o seu negócio.

Mazzero: “Qualquer empresa tem potencial para inovar, desde que invista em planejamento, esteja atenta às mudanças e seja ágil nas respostas”

Assis: “É preciso que cada negócio entenda em que ponto a tecnologia
pode funcionar como uma facilitadora de processos”

Inteligência artificial e 6G

Não se pode falar sobre o futuro  e deixar de lado as inovações tecno­lógicas. Durante o HackTown 2023,  tópicos bastante discutidos foram  inteligência artificial (IA) e teleco­municações (já mirando o 6G).

A IA envolve inúmeras questões  complexas, relacionadas à ética,  necessidade de regulamentação e  deep fake, mas não se pode negar o  seu notável potencial para transfor­mar a sociedade e os negócios no  Brasil. O tema telecomunicações  também foi amplamente discutido  em diversos painéis, abordando os  principais desafios enfrentados pelo  5G e como o 6G liderará a resolução  desses problemas.

Aproveitamos para bater um  papo com Elói Assis, diretor-exe­cutivo de Varejo e Distribuição da  TOTVS, sobre tecnologia, focando principalmente a realidade das  pequenas empresas brasileiras. De  acordo com ele, ainda existe no  meio empresarial dúvidas sobre  como usar a tecnologia para ajudar  nos desafios de crescimento de ven­das e na melhoria da lucratividade  e, adicionalmente, insegurança  quanto aos investimentos. “Muitos  ainda acreditam que para adquirir  tecnologia terão que investir muito  capital, quando na verdade há dife­rentes modelos de comercialização,  inclusive por assinatura”, explica,  lembrando que, atualmente, o núme­ro de soluções disponíveis se adequa  aos mais variados perfis e modelos  de negócios, a fim de incrementar a  atuação e apoiar os pequenos em­presários a inovarem cada vez mais.

É preciso, porém, que cada  negócio entenda em que ponto a  tecnologia pode funcionar como  uma facilitadora de processos.

E mesmo tópicos que parecem  distantes, como 6G e IA, irão,  em longo prazo, potencializar os resultados das organizações. “A  inteligência artificial, por exemplo,  pode ser aplicada a uma série de  processos que envolvem análise de  informações, funcionando como  apoio para a tomada de decisões,  obtenção de insights, previsões  e alertas sobre as tendências de  negócio. Aqui, o céu é o limite, e  novas possibilidades estão sendo  descobertas todos os dias”, conta.

Sustentabilidade e meio ambiente

É claro que questões como susten­tabilidade e meio ambiente estiveram  em alta durante o evento. Não é mais  novidade que a adoção de práticas  ESG oferece uma série de vantagens  para as empresas, reduzindo custos,  fidelizando clientes e melhorando a  imagem diante os compradores.

José Guilherme Azevedo, sócio  da ESG Soluções, um hub de conhe­cimento e soluções práticas em ESG  para pequenas e médias empresas,  afirma que os empresários estão  atentos à temática, mesmo que ain­da não utilizem esse nome no dia a  dia do negócio. Afinal, princípios  básicos, como respeito ao meio  ambiente e aos direitos trabalhistas,  destinação correta de resíduos, uso  de energia sustentável, responsabi­lidade fiscal, entre outros, já fazem  parte das diretrizes dessas empresas,  que mesmo pequenas causam im­pacto na sociedade.

É bom lembrar que os consumi­dores também observam essa movi­mentação. Diversas pesquisas dizem  que as pessoas estão cada vez mais  preocupadas em saber de onde vem  o que consomem, transformando  a sustentabilidade em um critério  de compra. “Os consumidores têm  muitas fontes de informação, e as empresas que tiverem ações mais  responsáveis e transparentes irão se  destacar”, orienta o também sócio  da ESG Soluções João Paulo Altenfel­der. “É um processo de seleção natu­ral, e, nesta luta pela sobrevivência  das pequenas e médias empresas, a  incorporação do ESG ao modelo de  negócio tem de ser vista como uma  forma de evolução em qualquer  mercado”, completa.

Nesse cenário, é possível afirmar  que as práticas ESG, cada vez mais,  serão um diferencial competitivo  para as empresas. “Estamos viven­ciando o aumento populacional,  com concentração em grandes e mé­dios centros urbanos, a escassez ou  o encarecimento de matérias-primas,  a pressão de setores da sociedade  civil por determinadas causas, tudo  isso influencia cadeias produtivas de  empresas de qualquer porte ou setor  de negócio”, diz Azevedo. 

Diversidade e inclusão

A especialista em diversidade e  inclusão Daniele Avelino acredita  que enquanto alguns empresários  reconhecem a importância da di­versidade, outros ainda não estão  conscientes dos benefícios de um  ambiente organizacional plural.

Durante o HackTown, a ques­tão da diversidade foi discutida  sob diversos olhares, entre eles  o protagonismo feminino, o en­velhecimento da população e a  ausência de acessibilidade. Com  foco nas empresas, a previsão é de  mais produtividade e criatividade  em locais de trabalho com cola­boradores diversos – lembrando  que a diversidade e a inclusão não  se limitam a questões de gênero e  raça. É preciso considerar também  a pluralidade de habilidades, expe­riências e perspectivas, e garantir  que todas as pessoas tenham as

mesmas oportunidades de opinião,  crescimento e desenvolvimento.

Outras vantagens da diversidade  nas empresas, de acordo com Da­niele, são: atratividade de talentos,  funcionários mais satisfeitos e com  sentimento de pertencimento, maior  capacidade de compreensão do  mercado, além de uma marca mais  bem aceita entre os consumidores.

“Clientes veem positivamente  empresas com equipes diversas,  reconhecendo a representatividade  e a inovação associadas a elas. A  autenticidade nesse compromisso é  essencial para construir a confiança  e a preferência do consumidor”, diz  Daniele, que completa: “Podemos  dizer que um ambiente inclusivo não  apenas promove a equidade, mas  também pode ser um fator-chave para  o sucesso e a sustentabilidade em lon­go prazo de uma pequena empresa”.

Isso significa que a diversidade  pode, sim, ser considerada como  o futuro do trabalho. “A inclusão  de perspectivas variadas promove  a inovação e a adaptabilidade e  reflete as expectativas crescentes da  sociedade em relação à equidade e  representatividade, que é o cenário  que a gente vive e busca atualmente  no mundo do trabalho”, finaliza.

SAIBA MAIS

SAMANTHA MAZZERO – FIA BUSINESS SCHOOL fia.com.br

ELÓI ASSIS – TOTVS totvs.com

0800 70 98 100

ESG SOLUÇÕES esgsolucoes.com br.linkedin.com/in/esgsoluçõesambientais

DANIELE AVELINO danieleavelino.com youtube.com/@danieleavelino

Copyright © 2021 • Pellegrino - Todos os direitos reservados.