Mão na roda

Você já digitalizou o seu negócio de autopeças?

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Essa é a grande questão para quem procura crescer,  aumentar a rentabilidade financeira e se destacar no  meio da concorrência. Quem é digital está em todos os  lugares e atende a uma fatia mais ampla de consumi­dores. Por isso, o mercado de autopeças precisa e deve  acompanhar as vantagens que a tecnologia traz para as  vendas de varejo. 

Nesse cenário, o cliente também não é mais o mes­mo. Agora, ele tem uma expectativa clara do que deseja  na hora de comprar: um atendimento presencial e a  distância, com multicanais por todo o funil de vendas  que fluam, da pesquisa de produtos ao processo de  pagamento, com eficiência e clareza.

Como consequência da digitalização e do novo  comportamento do cliente, que assimilou a segurança e  a praticidade das compras on-line, surge a necessidade  de uma estratégia moderna de omnicanal para todo  o varejo, não restrita às grandes organizações. Se até  quatro anos atrás o processo de vendas demandava  apenas alguns canais de contato, hoje a evolução da  tecnologia ampliou os meios que otimizam os negócios  e a rentabilidade de cada transação.

Uma pesquisa da McKinsey aponta que no mercado  brasileiro de autopeças a digitalização do consumo  e a disrupção dos modelos de negócio abrirão opor­tunidades de crescimento para quem souber inovar  e entender a cabeça do consumidor. O cenário é  mais do que promissor. Nos próximos anos, graças ao  aumento e ao envelhecimento da frota, o mercado  nacional deverá quase dobrar de tamanho em ter­mos reais, crescendo dos atuais US$ 13 bilhões para  US$ 25 bilhões em 2040. De acordo com o estudo, o  potencial de desenvolvimento do setor está direta­mente ligado à capacidade dos varejistas de atender  e antecipar as novas demandas do consumidor. 

Sócia-fundadora da Stratlab e especialista em marketing digital.

Do analógico para o digital

Em um setor ainda predominantemente analógico,  as vantagens e os benefícios da inovação correm dire­tamente para quem investir no digital, como vendas  on-line e aplicativos de serviço. Vejamos dois exemplos citados pela McKinsey: no mercado americano, a pla­taforma de marketplace Amazon faturou mais de US$  10 bilhões em vendas de autopeças só em 2020. Já no  Brasil, calcula-se que as vendas de pneus pela internet  representarão 20% do total da receita desse produto  até 2027.

Para fechar, reúno abaixo algumas estratégias apon­tadas pela consultoria que podem transformar as lojas  de autopeças:

Digitalização dos canais de venda: por meio  próprio ou em parceria com marketplaces, canais digi­tais de venda se alinham com o novo comportamento  do consumidor. Além de viabilizar transações comer­ciais, as plataformas impactam a eficiência das vendas  e permitem gerenciar todo o negócio; 

Potencial das ferramentas analíticas: tecno­logias com inteligência artificial e machine learning  capturam dados e fornecem informações sobre clientes,  ajudando a identificar necessidades e demandas. Essas  ferramentas podem ser conectadas a sites e a aplicativos  de vendas, automatizando o processo; 

Fortalecimento das relações comerciais: em  um ambiente digital, o relacionamento com o cliente  é ainda mais relevante, pois ajuda a gerar vendas e a  aumentar a fidelização. É importante criar canais de  atendimento ágeis e em várias plataformas;

Novos negócios: a internet permite diversificar  os negócios, agregando soluções complementares por  meios próprios ou por parcerias, como financiamentos,  seguros ou serviços de manutenção.

* Sócia-fundadora da Stratlab e especialista em marketing digital.

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