Você já digitalizou o seu negócio de autopeças?
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Essa é a grande questão para quem procura crescer, aumentar a rentabilidade financeira e se destacar no meio da concorrência. Quem é digital está em todos os lugares e atende a uma fatia mais ampla de consumidores. Por isso, o mercado de autopeças precisa e deve acompanhar as vantagens que a tecnologia traz para as vendas de varejo.
Nesse cenário, o cliente também não é mais o mesmo. Agora, ele tem uma expectativa clara do que deseja na hora de comprar: um atendimento presencial e a distância, com multicanais por todo o funil de vendas que fluam, da pesquisa de produtos ao processo de pagamento, com eficiência e clareza.
Como consequência da digitalização e do novo comportamento do cliente, que assimilou a segurança e a praticidade das compras on-line, surge a necessidade de uma estratégia moderna de omnicanal para todo o varejo, não restrita às grandes organizações. Se até quatro anos atrás o processo de vendas demandava apenas alguns canais de contato, hoje a evolução da tecnologia ampliou os meios que otimizam os negócios e a rentabilidade de cada transação.
Uma pesquisa da McKinsey aponta que no mercado brasileiro de autopeças a digitalização do consumo e a disrupção dos modelos de negócio abrirão oportunidades de crescimento para quem souber inovar e entender a cabeça do consumidor. O cenário é mais do que promissor. Nos próximos anos, graças ao aumento e ao envelhecimento da frota, o mercado nacional deverá quase dobrar de tamanho em termos reais, crescendo dos atuais US$ 13 bilhões para US$ 25 bilhões em 2040. De acordo com o estudo, o potencial de desenvolvimento do setor está diretamente ligado à capacidade dos varejistas de atender e antecipar as novas demandas do consumidor.
Do analógico para o digital
Em um setor ainda predominantemente analógico, as vantagens e os benefícios da inovação correm diretamente para quem investir no digital, como vendas on-line e aplicativos de serviço. Vejamos dois exemplos citados pela McKinsey: no mercado americano, a plataforma de marketplace Amazon faturou mais de US$ 10 bilhões em vendas de autopeças só em 2020. Já no Brasil, calcula-se que as vendas de pneus pela internet representarão 20% do total da receita desse produto até 2027.
Para fechar, reúno abaixo algumas estratégias apontadas pela consultoria que podem transformar as lojas de autopeças:
Digitalização dos canais de venda: por meio próprio ou em parceria com marketplaces, canais digitais de venda se alinham com o novo comportamento do consumidor. Além de viabilizar transações comerciais, as plataformas impactam a eficiência das vendas e permitem gerenciar todo o negócio;
Potencial das ferramentas analíticas: tecnologias com inteligência artificial e machine learning capturam dados e fornecem informações sobre clientes, ajudando a identificar necessidades e demandas. Essas ferramentas podem ser conectadas a sites e a aplicativos de vendas, automatizando o processo;
Fortalecimento das relações comerciais: em um ambiente digital, o relacionamento com o cliente é ainda mais relevante, pois ajuda a gerar vendas e a aumentar a fidelização. É importante criar canais de atendimento ágeis e em várias plataformas;
Novos negócios: a internet permite diversificar os negócios, agregando soluções complementares por meios próprios ou por parcerias, como financiamentos, seguros ou serviços de manutenção.
* Sócia-fundadora da Stratlab e especialista em marketing digital.